GROSS MARTIN ADVISOR -

Verão : Como curtir numa boa


Veja medidas simples para proteger a saúde da sua família no Verão :

Muitos brasileiros ficam ansiosos pela chegada do Verão.É uma ótima oportunidade para curtir a praia e a piscina, descansar e até praticar esportes.

Ma para aproveitar com segurança a estação, é preciso tomar cuidados com a saúde. Além das precauções que você deve ter na praia, e saber como prevenir e tratar doenças, é importante jamais descuidar da hidratação e da alimentação. Assim você terá apenas recordações felizes.

Não beba água apenas quando estiver com sede :

O aumento da temperatura pede maior ingestão de líquidos e reposição de vitaminas e sais, já que há um aumento na produção de suor. Evite beber água só quando estiver com sede, já que ela é um sinal de que o corpo está desidratado e, possivelmente, com o funcionamento das células e dos órgãos prejudicados. Sendo assim, capriche nos copos de água, tendo em mente que a quantidade adequada para a boa hidratação do corpo e o bom funcionamento do organismo é de dois litros por dia.

Também é importante aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras, ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras alimentares, além de serem de fácil digestão. As mais indicadas são : Abacaxi, melão, melancia, laranja, pêssego, uva e coco verde, em razão do poder de reposição de nutrientes como sódio e potássio.

Fique de olho em chás e sucos. Como alguns sucos são altamente calóricos, modere no açúcar. E em relação aos chás, prefira os mais claros, de ervas, que são mais hidratantes. Passe longe dos refrigerantes, que por serem gasosos e conterem altas doses de açúcar, não têm boa capacidade de hidratação. E evite ao máximo sorvetes cremosos, pois são gordurosos. Prefira picolés de frutas, que têm água em sua composição.

Prefira alimentos de fácil digestão e refrescantes :

Coma mais saladas. Em casa, higienize-as bem e na rua, só as consuma em locais confiáveis. Além disso, evite maionese, queijos cremosos e molhos industrializados, devido ao alto teor de calorias e à quantidade de gorduras que apresentam. Substitua-os por limão, azeite extra virgem e ervas, como manjericão, hortelã e alecrim. Na praia, evite comer produtos perecíveis vendidos por ambulantes, principalmente no final do dia. Eles geralmente apresentam condições higiênico-sanitárias inadequadas e podem se encontrar em má conservação, levando à contaminação por bactérias. Alimentos como pastéis e salgados fritos contêm gordura, sal e carboidratos refinados, que são prejudiciais. Por isso, o ideal é levar de casa frutas de fácil manuseio e pouca manipulação, como banana, pêra, pêssego, ameixa e maçã, em utensílios que conservem a temperatura. Se for levar à praia alimentos que exigem manutenção de temperatura, use bolsas térmicas ou coolers, e não misture os quentes e frios. Biscoitos de polvilho também são uma boa opção. Se precisar comprar algo para beber, escolha o coco verde.

Use protetor solar e fique na sombra :

No Verão, o excesso de sol, o calor e a umidade colaboram para a ocorrência – e também para a piora – de uma série de problemas de saúde. Veja quais são os mais comuns nessa época do ano e como preveni-los. Sempre que necessário, busque auxílio médico.

1- Desidratação :
Em casos extremos, provoca febre, diarréia, vômitos e desmaios. Previna com roupas leves, bebendo líquidos e ficando à sombra. Trate usando soro caseiro ou procure um médico.

2- Insolação :
Provoca desidratação, queimaduras, mal estar, dor de cabeça, tontura, febre e até inconsciência. Fique à sombra, reforce o protetor solar e não ingira álcool.

3- Intoxicação Alimentar :
Provoca diarréia, náuseas, vômitos, febre, dor de cabeça e até desidratação grave. Evite produtos vendidos por ambulantes e verifique a higiene dos restaurantes.

4- Conjuntivite bacteriana :
Os olhos ficam vermelhos e lacrimejantes, com secreção amarelada e fotofobia. Não nade em praias ou piscinas impróprias, e não use colírios sem prescrição médica.

5- Otite :
causada por bactérias e fungos. Não exagere nos banhos de mar ou piscina, e use protetor de ouvido. Não pingue qualquer solução no ouvido sem indicação médica.

6- Queimadura solar :
Pode provocar câncer de pele. Use protetor solar e não se exponha entre 10 e 16 horas. Faça compressas ou use loções específicas. Se a dor for intensa, vá ao médico.

7- Dengue :
Provoca febre alta, dor de cabeça, nos músculos e articulações, perda de apetite, náuseas e manchas vermelhas na pele. Jamais use remédios à base de ácido acetilsalicílico.

8- Herpes :
A exposição à luz solar pode provocar recidivas e o surgimento de lesões. Use protetor solar labial e inicie o tratamento recomendado pelo médico logo aos primeiros sintomas.

9- Brotoeja :
Provocada pela obstrução das glândulas sudoríparas. Evite cremes gordurosos, use roupas de algodão e ventilador ou ar condicionado. Se infeccionar, procure um médico.

10- Bicho geográfico :
Lesões em forma de linhas vermelhas, sinuosas e que coçam. Previna usando chinelos e esteira nas praias frequentadas por animais. Procure o dermatologista para tratar.

11- Hepatite A :
Não há tratamento específico e nem todas as pessoas tem sintomas.Lave bem as mãos, não consuma frutos do mar crus ou mal cozidos e alimentos ou água sem procedência.

12- Micoses :
Não compartilhe objetos pessoais, seque bem a pele, não ande descalço em locais molhados e use roupas íntimas de algodão. Procure o dermatologista para tratar corretamente.

Clique aqui e leia outra matéria neste site sobre os cuidados com sua pele e cabelos no verão.

Gostou desta matéria? Foi útil para você? Então por favor utilize os botões das Redes Sociais abaixo e compartilhe com seus amigos!

Fonte : Revista Proteste Saúde.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE